Educação Infantil

No Colégio Maximus, nossos alunos encontram carinho e encantamento, além das vivências diárias, através de jogos, projetos, atividades diversificadas, brincadeiras e muita diversão. Na Educação Infantil, existe uma série de aprendizagens que se relacionam às necessidades básicas da criança.

Inspirados nessas necessidades e na implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelecemos a importância das atividades educativas e os cuidados na primeira infância, onde criamos situações desafiantes, estimulantes e interessantes, que desenvolvem na criança a capacidade da construção de uma autoestima positiva e um bom equilíbrio emocional, por meio da qual ela também consiga estabelecer uma boa relação com as pessoas e objetos que a rodeiam.

Recursos Pedagógicos


  • Biblioteca Infantil
  • Aulas de Campo
  • Utilização do Sistema de Ensino – Rede Pitágoras
  • Projeto LER
  • Projeto Fazendo Artes
  • Bibliotecas informatizadas
  • Brinquedoteca
  • Musicalização

Atividades extras


  • Projeto Alimentação Saudável
  • Projeto Educando com a Família
  • Projeto Max Solidário
  • Projeto Noite Feliz (1º ano Fundamental)
  • Comemoração de datas festiva

Bibliotecas Colégio Maximus

O Colégio Maximus dispõe de duas bibliotecas, que atendem, respectivamente, à Educação Infantil e Fundamental I e outra para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Procuramos sempre proporcionar aos alunos um ambiente agradável, propício à leitura, à pesquisa, ao estudo, enfim, ao seu crescimento intelectual. Sempre atentos ao desenvolvimento do hábito de leitura nos estudantes, realizamos, em parceria com professores e funcionários, ações que fazem da biblioteca um espaço dinâmico e atraente. Com feiras de livros, atividades relativas às datas comemorativas, dramatizações e projetos de leitura, a biblioteca torna-se uma importante ferramenta para a formação de jovens mais críticos, conscientes e participativos.

A Importância da Leitura

“Onde se semeia a leitura as ideias florescem”. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias e possivelmente novas atitudes. Assim, conheceremos melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios. Ler é estimulante. Os livros podem ser intrigantes, melancólicos ou assustadores. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Eles colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Projeto LER Leitura – Expressão – Reflexão

A aprendizagem é um processo que vai se desenvolvendo conforme os estímulos e habilidades de cada um. Na infância este processo de desenvolvimento está atrelado aos estímulos recebidos. É objetivo do Projeto LER é trabalhar semanalmente, um projeto voltado para a aprendizagem da leitura expressiva, reflexiva e crítica, juntamente com a família, pois sabemos que este é o caminho para a construção do conhecimento que interfere na formação de valores, na personalidade e na consciência do ser como agente de transformação da sociedade. Então, vai se preparando para ler com seu filho um maravilhoso livro a cada semana, e temos certeza que será um momento incrível de crescimento.

Esporte

Integrados na proposta da escola e envolvidos na formação global do aluno, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, estão os esportes e as atividades físicas. Oferecemos experiências que consideram as múltiplas dimensões do comportamento expressivo e de domínio corporal de cada um, assegurando-lhe conhecimento prático e conceitual.

Com aulas práticas que contêm ginásticas, esportes, atividades rítmicas, recreação e jogos e com as aulas teóricas que fornecem conhecimentos do corpo, no seu desenvolvimento e controle para as práticas corporais e de saúde, o aluno vivenciará, de forma estimulante, as progressivas etapas de sua formação.

Dentro de um ambiente adequado, oportunizamos experiências positivas, não só no desenvolvimento motor, mas nas suas relações de cidadania, adotando atitudes de respeito mútuo, honestidade, disciplina, cooperação e solidariedade em situações lúdicas e esportivas.

O Maximus, ampliando o universo esportivo da criança e do jovem, além das aulas de Educação Física constantes da grade curricular, oferece as atividades de iniciação ao treinamento desportivo e seu aperfeiçoamento com as modalidades abaixo:

Atividades esportivas


Aqui no Maximus acreditamos que aprender começa quando a mente, o corpo e o coração estão em equilíbrio. E para isso o esporte tem grande importância nesse contexto. Desde a educação infantil o contato com práticas esportivas, através de brincadeiras, até os alunos do fundamental e ensino médio, com as seleções esportivas e suas competições, proporcionam o crescimento bem alicerçado das nossas crianças e adolescentes.

  • Futsal Masculino (Infantil V ao 2º ano do Ensino Médio)
  • Vôlei Feminino (2º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio)
  • Vôlei Masculino (9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio)

SOP

Serviço de Orientação Psicológica. O SOP atende aos diversos níveis de ensino da escola, realizando intervenções preventivas e corretivas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a melhoria das relações interpessoais, bem como uma maior integração família-escola.

Atividades dirigidas para alunos


DoResearch, the website of the Office of the Vice Prosoft and Dean of Research, provides comprehensive information about the research enterprise at Secondary School.

  • Adaptação de alunos novatos
  • Atendimento de alunos com baixo rendimento
  • Atendimento sócio-afetivo
  • Atendimento de alunos repetentes ou com baixo rendimento noano anterior
  • Orientação de estudo
  • Orientação profissional
  • Reunião com alunos para exposição de temas diversos

Atividades dirigidas para pais


DoResearch, the website of the Office of the Vice Prosoft and Dean of Research, provides comprehensive information about the research enterprise at Secondary School.

  • Atendimento individual de pais ou responsáveis para informar sobre o rendimento escolar do aluno ou dificuldades sócio-afetivas
  • Participação em reunião de pais junto à coordenação/direção
  • Reunião de pais para exposição de novos projetos desenvolvidos ou de algum tema específico
  • Entrevista com alunos e pais em processo de seleção para ingressar escola.
  • Projetos:
    • Orientação de Estudo
    • Orientação Profissional
    • Valores para a vida
    • Trocando idéias
    • Avaliando a minha Escola
    • Educando com a Família